02 June, 2006

Educação educação

Perdoem-me se pergunto, não fará sentido querermos a melhor educação para os nossos filhos?
Acho que a resposta é simples, SIM!
Então porquê todos os problemas levantados por apenas um dos vários sindicatos de professores, quando todos devería-mos lutar pelos mesmo?
Parece-me lógico que os professores (assim como em toda a função pública) sejam avaliados.
Parece-me imperativo que os professores sejam responsabilizados por todas aquelas turmas que em que apenas passam 2 alunos.
E por mais estúpido que isto possa parecer, sendo os professores funcionários públicos, porque têm eles direito a 3 ou 4 meses de férias por ano quando todos os outros apenas têm1??
Curiosamente, disse hoje o representante da FENPROF na Sic Notícias, que algumas das reformas a serem efectuadas pelo governo, seriam aplicadas no curto prazo de quatro meses, mas devido às férias escolares esse prazo passaria para 2, ora bem, se retirarmos todos os dias de férias que os professores já usufruiram este ano, facilmente chegaremos à conclusão que (possivelmente) existem 3 meses e meio para aplicar tais reformas, e visto que os alunos vão estar de férias os professores poderam aplicar-se a fundo para que tudo funcione........visto que queremos todos o mesmo, uma educação BOA!

16 May, 2006

Para onde vais seleção

Então não è que o "Mister" Scolari lá debitou a sua lista de meninos preferidos.
Creio que todos nós ficamamos surpreendidos com algumas escolhas, sendo as mais polémicas as seguintes:

Quim - um guarda-redes que nunca joga, deve ser tão mau que até o moretto joga como titular
Ricardo Costa - um jogador que também nunca joga no seu clube (é verdade que tem 98 internacionalizações, e que foi capitão de portugal nos jogos olímpicos, onde nem da fase de grupos passamos)
Costinha - acho que nem é preciso dizer nada, mas cá vai...........NÃO JOGA HÁ 7 MESES
Maniche - foi para o chelsea (clube onde está o seu "querido" treinador, mas nem ele lhe pegou, jogou talvez 6 jogos e foi expulso em 2
Hélder Postiga - que verdade seja dita nunca o vi fazer nada nem nos clubes que representou nem na seleção que justifique a sua chamada
Simão Sabrosa - que teve lesionado até hà uns dias
Nuno Gomes - que teve lesionado até hà uns dias (e além do mais deve a todos os portugueses muitos Big Mac´s)
Só como sugestão tenho uns jogadores que até poderiam ser convocados no lugar destes:
Quaresma ( que apesar de não gostar dele como pessoa até merece), João Moutinho (que basicamente jogou todos os jogos da liga e da taça e ainda mais alguns), Tonel/Bosingwa, Raúl Meireles, João Tomás e por fim Hugo Almeida.
O que mais piada achei no discurso do "mister" foi a justificação para a chamada do jogar Costinha, então não é que foi chamado por tudo o que já deu à seleção, seguindo este raciocínio proponho a convocação de: Eusébio, Paulo Sousa, Futre entre outros.
Até onde vais tu seleção?!?!?!?!

Nacionalismo = Parvoíce??

Hà poucos dias vi uma "interessante" entrevista de uma personagem que se diz ser presidente do partido nacional renovador.
Nessa entrevista dizia este senhor que o mais importante são os portugueses e que se deve defender tudo o que é português, dizia também que a culpa da situação que se vive no mundo é da responsabilidade de uns tais "capitalistas selvagens" que apenas conhecem a cor do dinheiro etc.....
Na optica deste senhor proponho que apenas sejam vendidos carros, telemóveis, medicamentos, comida e roupa de marca portuguesa.
Já agora, essa tecnologia conhecida como Internet (que só pode ser proveniente de uma mente capitalista) deverá ser vedada a esses senhores.
Julgo que não vale a pena continuar com esta conversa, já lhes demos demasiada atenção.
Até à próxima.

27 November, 2005

Broken pathways

By Elsinore

25 November, 2005

Kafka - A Metamorfose

"Um dia de manhã, ao acordar dos seus sonhos inquietos, Gregor Samsa deu por si em cima da cama, transformado num insecto monstruoso. Estava deitado de costas, sentia a carapaça dura e, ao elevar um pouco a cabeça, via a barriga arredondada, de cor castanha, dividida em faixas rígidas arqueadas, e no alto dela a coberta da cama em equilíbrio instável, quase a resvalar. As muitas pernas, penosamente finas em comparação com a sua actual corpolência, tremiam diante dos seus olhos preplexos.
"Mas, o que é que me aconteceu?"...."

Dark lights on a cold night

By Elsinore

24 November, 2005

Shadow of a light

By Elsinore

Stick together


By Elsinore

In & Out



By Elsinore

Zapísski Sumaschédchego

"...Data nenhuma.
O dia não tinha data.
Andei incógnito pela Avenida Névski. Passou sua majestade o imperador. Toda a cidade tirou o chapéu, e eu também, para não dar a perceber que sou o rei de Espanha. Achei indecente revelar a minha condição na presença de todos; é que, em primeiro lugar, é necessário apresentar-me na corte. O único obstáculo é não ter arranjado até ao momento um trajo de rei.
Precisava ao menos de um manto. Já quis encomendá-lo ao alfaiate, mas esses são burros de todo, além de que descuram o seu ofício e metem-se em negócios escuros e, principalmente, dedicam-se ao trabalho de calceteiros. Resolvi fazer um manto do meu uniforme novo de funcionário, que vesti apenas duas vezes. Mas, para que esses canalhas não estragassem tudo, resolvi costurá-lo sozinho, à porta fechada para ninguém ver. Cortei-o eu à tesoura, porque o corte tem de ser absolutamente diferente...."
N.G.

7.

"Aqui ainda podemos esquecer-nos
aqui ainda podemos fechar os olhos e sonhar
aqui ainda podemos ignorar voluntariamente
...
Aqui ainda podemos
em silêncio esperar"

D.F.

23 November, 2005

Contained Anger

Kafka - "Carta ao Pai"


"...É que nada, nem sequer a tua desconfiança em relação aos outros, iguala a tua desconfiança de mim próprio, na qual fui educado por ti. Não digo que essa objecção, a qual, em si, traz ainda elementos novos à definição das nossas relações, seja despida de todo o fundamento, É claro que as coisas reais não podem reunir-se como provas da minha carta, a vida é mais do que um jogo de paciência; mas com o correctivo introduzido pela objecção - corectivo que não posso nem quero expor minuciosamente, parece-me que chegamos apesar de tudo a um resultado aproximando-se muito da verdade para nos tranquilizar um pouco e nos tornar a ambos a vida e a morte mais fáceis."

dEUS does no exist??

Façam todos o favor de se dirigirem à Fnac mais próxima e comprarem todos (menos 2) os bilhetes para os concertos de dEUS na Aula Magna.

Porquê???

Basicamente porque são uma das melhores bandas que podem ver ao vivo, música despreocupada sem preconceitos, intensa mas leve, densa por vezes.................mas sempre, sempre muito boa.

22 November, 2005

Feelings

Aquele que é sem dúvida alguma o mais belo poema alguma vez escrito.


A invenção do amor




Em todas as esquinas da cidade
nas paredes dos bares à porta dos edifícios públicos nas janelas dos autocarros
mesmo naquele muro arruinado por entre anúncios de aparelhos de rádio e
detergentes
na vitrine da pequena loja onde não entra ninguém
no átrio da estação de caminhos de ferro que foi o lar da nossa esperança de fuga
um cartaz denuncia o nosso amor
Em letras enormes do tamanho
do medo da solidão da angústia
um cartaz denuncia que um homem e uma mulher
se encontraram num bar de hotel
numa tarde de chuva
entre zunidos de conversa
e inventaram o amor com caracter de urgência
deixando cair dos ombros o fardo incómodo da monotonia quotidiana
Um homem e uma mulher que tinham olhos e coração e fome de ternura
e souberam entender-se sem palavras inúteis
Apenas o silêncio A descoberta A estranheza
de um sorriso natural e inesperado
Não saíram de mãos dadas para a humidade diurna
Despediram-se e cada um tomou um rumo diferente
embora subterraneamente unidos pela invenção conjunta
de um amor subitamente imperativo
Um homem e uma mulher um cartaz denuncia
colado em todas as esquinas da cidade
A rádio já falou A TV anuncia
iminente a captura A policia de costumes avisada
procura os dois amantes nos becos e nas avenidas
Onde houver uma flor rubra e essencial
é possível que se escondam tremendo a cada batida na porta fechada para o mundo
É preciso encontrá-los antes que seja tarde
Antes que o exemplo frutifique Antes
que a invenção do amor se processe em cadeia
Há pesadas sanções para os que auxiliarem os fugitivos
Chamem as tropas aquarteladas na província
Convoquem os reservistas os bombeiros os elementos da defesa passiva
Todos decrete-se a lei marcial com todas as consequências
O perigo justifica-o Um homem e uma mulher
conheceram-se amaram-se perderam-se no labirinto da cidade
É indispensável encontrá-los dominá-los convencê-los
antes que seja tarde
e a memória da infância nos jardins escondidos
acorde a tolerância no coração das pessoas
Fechem as escolas Sobretudo
protejam as crianças da contaminação
uma agência comunica que algures ao sul do rio
um menino pediu uma rosa vermelha
e chorou nervosamente porque lha recusaram
Segundo o director da sua escola é um pequeno triste inexplicavelmente dado aos
longos silêncios e aos choros sem razão
Aplicado no entanto Respeitador da disciplina
Um caso típico de inadaptação congénita disseram os psicólogos
Ainda bem que se revelou a tempo Vai ser internado
e submetido a um tratamento especial de recuperação
Mas é possível que haja outros É absolutamente vital
que o diagnóstico se faça no período primário da doença
E também que se evite o contágio com o homem e a mulher
de que fala no cartaz colado em todas as esquinas da cidade
Está em jogo o destino da civilização que construímos
o destino das máquinas das bombas de hidrogénio das normas de discriminação
racial
o futuro da estrutura industrial de que nos orgulhamos
a verdade incontroversa das declarações políticas
...
É possível que cantem
mas defendam-se de entender a sua voz Alguém que os escutou
deixou cair as armas e mergulhou nas mãos o rosto banhado de lágrimas
E quando foi interrogado em Tribunal de Guerra
respondeu que a voz e as palavras o faziam feliz
lhe lembravam a infância Campos verdes floridos
Água simples correndo A brisa das montanhas
Foi condenado à morte é evidente É preciso evitar um mal maior
Mas caminhou cantando para o muro da execução
foi necessário amordaçá-lo e mesmo desprendia-se dele
um misterioso halo de uma felicidade incorrupta
...
Procurem a mulher o homem que num bar
de hotel se encontraram numa tarde de chuva
Se tanto for preciso estabeleçam barricadas
senhas salvo-condutos horas de recolher
censura prévia à Imprensa tribunais de excepção
Para bem da cidade do país da cultura
é preciso encontrar o casal fugitivo
que inventou o amor com carácter de urgência
Os jornais da manhã publicam a notícia
de que os viram passar de mãos dadas sorrindo
numa rua serena debruada de acácias
Um velho sem família a testemunha diz
ter sentido de súbito uma estranha paz interior
uma voz desprendendo um cheiro a primavera
o doce bafo quente da adolescência longínqua
de Daniel Filipe

Mount Jazz

By Elsinore

Harlem Piano in Montmartre
Qualquer um gosta de se ver naquilo que vê.
Dei por mim em Montmartre numa tarde fria e cinzenta de Janeiro, neste local histórico por onde todos os artistas que foram artistas passaram.
Música no ar, passeava livremente pelas ruas apertadas repletas de curiosos, ou apenas corpos que por lá passavam porque um guia turístico que haviam comprado mencionava o local.
Sem se apreceberem dececravam este local, pisando as mesmas ruas que tantos outros merecedores haviam pisado, passeavam-se sem nunca se entregarem a um local mágico.

Reach out

Sendo este o primeiro post não poderia fugir a uma parte intrinsica do meu ser, a música.
E se é este o tema, não posso fugir daquela que é a minha banda preferida (entre muitas) Nirvana.
Nirvana, banda que para nós (que temos vintes e muito) certamente teve um papel muito importante para a nossa percepção do mundo, da vida, dos............desgostos.
Ajudou quem soube aceitar a ajuda e destruio aqueles que não a compreenderam.
Deixo agora aquela que é uma das suas melhores músicas.


Dumb

I'm not like them
But I can pretend
The sun is gone
But I have a light
The day is done
But I'm having fun
I think I'm dumb
Or maybe just happy
Think I'm just happy [x3]
My heart is broke
But I have some glue
Help me inhale
And mend it with you
We'll float around
And hang out on clouds
Then we'll come down
And have a hangover
Have a hangover [x3]
Skin the sun
Fall asleep
Wish away
The soul is cheap
Lesson learned
Wish me luck
Soothe the burn
Wake me up
I'm not like them
But I can pretend
The sun is gone
But I have a light
My day is done
But I'm having fun
I think I'm dumb
Maybe just happy